Formação em Psicanálise Clínica

Inscreva-se e receba todas as informações sobre o curso, sobre as próximas aulas demonstrativas e como se matricular!

INÍCIO DE NOVAS TURMAS

21/10/2017 – turma com aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 16h;

27/02/2018 – turma com aulas semanais às terças-feiras, das 19h às 22h;

 

I – PÚBLICO-ALVO

Para profissionais que já possuem formação superior em qualquer área do conhecimento (Engenharia, Pedagogia, Administração, etc.) ou que estejam concluindo e queiram DESENVOLVER ATIVIDADE CLÍNICA EM CONSULTÓRIO.

 

II – OBJETIVO DA FORMAÇÃO

Preparar os profissionais para a utilização dos PRINCÍPIOS DE ATENDIMENTO PSICANALÍTICO. Desenvolver uma abordagem CONCEITUAL E PRÁTICA dos fundamentos da CLÍNICA DE ATENDIMENTO.

 

III – FORMAÇÃO TEÓRICA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1- Duração do Curso:
O curso terá a duração de 3 anos e 6 meses, com aulas semanais ou quinzenais aos sábados, conforme vagas disponíveis.

2- Apostilas:
O curso é totalmente apostilado. Os conhecimentos referentes às matérias e os calendários das aulas serão disponibilizadas no site.
É importante que o aluno leia o material antes da aula e o traga para a aula.

3- Avaliações:
Serão feitas avaliações para verificar o conhecimento teórico adquirido em cada fase, bem como outros aspectos importantes para a formação do aluno. Caso o aluno não atenda, de imediato, as premissas necessárias, será orientado sobre os pontos que deverá aperfeiçoar e será submetido à nova avaliação, conforme regras estabelecidas e divulgadas aos alunos matriculados na escola em momento oportuno.

 

IV – FORMAÇÃO PRÁTICA

1- Análise Didática:
Entre o 3º e o 6° mês do curso o aluno deverá começar a realizar sessões de terapia, com periodicidade semanal.
Observação importante: o número de sessões é previamente determinado com o mínimo de 40 sessões, mas poderá se estender, dependendo das necessidades de cada aluno, segundo a avaliação do terapeuta.

2- Acompanhamento de Atendimento:
Ao final do 2° ano de curso e/ou após concluir a fase de Análise Didática, o aluno deverá acompanhar o atendimento de pacientes carentes (gratuitos) sob a supervisão semanal de um terapeuta em nossa clínica (20 sessões).

3- Supervisão de Atendimento:
Após concluir as etapas anteriores, o aluno poderá atender pacientes carentes (gratuitos), sem a presença do terapeuta, mas sob supervisão do mesmo. Nestas supervisões, que poderão ser em grupo de até 3 alunos, serão discutidos os casos clínicos que estão sendo atendidos. A carga horária deverá estar em consonância com a disponibilidade dos terapeutas (24 horas de supervisão).

 

V - PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA

Para obter o diploma da Faculdade/MEC (FAATESP), será necessário que o aluno cumpra a determinação do MEC, cursando além das matérias da Psicanálise, mais duas matérias (Metodologia de Pesquisa e Metodologia do Ensino Superior).
Essas duas matérias exigirão a realização de 10 aulas complementares que acontecerão semanalmente nas quartas-feiras.

A conclusão do curso já garante o direito de atuar como psicanalista em consultórios, clínicas ou hospitais, optando ou não pela pós-graduação. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

 

VI - PROCESSO SELETIVO

Antes de concretizar a matrícula, o candidato precisa passar por uma entrevista previamente agendada com um analista da nossa escola. A entrevista tem como objetivo avaliar se o futuro aluno tem condições básicas para se tornar um psicanalista clínico do ponto de vista psíquico.

 

COORDENADOR DO CURSO

Wilson Cerqueira Professor e Psicanalista Clínico do centro de formação em psicanálise clínica de campinas spWILSON CERQUEIRA

Convênio com:

MAIS INFORMAÇÕES

Beatriz Caroline de Lima
Fones: (19) 3025-7263 | WhatsApp: (19) 9.9923-1944
Email: cursos@centrodepsicanalise.com.br